“Um Conto Afro-brasileiro” encerra o ano da Escola Sempre-Viva

A diversidade afro-brasileira foi o tema do espetáculo de encerramento do ano letivo 2012 da Escola Sempre-Viva. Aconteceu domingo, 16 de dezembro, às 10h00min, no Theatro Santa Roza.

O espetáculo nasceu da releitura de obras da literatura infanto-juvenil, a exemplo do livro “Bia na África”, de Ricardo Dreguer,  que traz como principal personagem uma menina brasileira que viaja para a África e lá descobre muitas semelhanças com o nosso país.

O espetáculo foi desenhado coletivamente, contando na sua produção e direção com o forte  envolvimento de vários profissionais da escola: professores, oficineiros, coordenadores pedagógicos, direção e até de ex-professores com ampla bagagem na área teatral, trazendo para o público externo da escola o resultado de pesquisas feitas junto aos alunos ao longo do ano.

Toda essa fusão Brasil-África, para a equipe técnica da escola, tem o propósito de levar as crianças a conhecerem melhor a nossa formação étnica, além de desmistificar a ideia de que na África só tem pobreza. Como relatou Olgarina Lobo, coordenadora da escola, “através das pesquisas, as crianças descobriram a raiz de alguns costumes brasileiros e isso foi muito enriquecedor, levaram elas a valorizar nossa ancestralidade”.

A iniciativa da escola foi elogiada por muitas famílias que estiveram presentes no Theatro Santa  Roza, ” A temática é muito oportuna e promove a diversidade das culturas e das etnias que formam a nossa sociedade. Em tempos de incerteza, violência e insegurança precisamos unir esforços para construir uma sociedade mais justa, igualitária e afirmativa, pautada em valores humanos, solidários e éticos”, ressaltou Jorge Garcia, pai da escola. “Eu e minha família fomos assistir ao espetáculo. Foi belíssimo! Um grande espetáculo! A Escola Sempre-Viva está cada vez mais incentivando cidadania, formando crianças e jovens que farão nosso país e mundo bem melhor e mais humano!”, destacou com êxito Luiz Aurélio   Nogueira, um dos espectadores do evento.

 

 


About the author: sempreviva