Escola, tempo e ideologia

crianças felizes em uma sala de aula aberta

Maior conforto e melhores resultados.

 

A Escola Sempre-Viva iniciou sua história com um grupo de pessoas que renunciou a muitos projetos pessoais acreditando na possibilidade de um espaço onde as crianças de João Pessoa pudessem adquirir conhecimentos sem perderem sua infância. Os sonhos e a energia da juventude impulsionaram aqueles jovens.

 

A insatisfação com a rigidez, a falta de protagonismo infantil e o tolhimento de liberdades no modelo tradicional de ensinar foram os maiores motivos da entrega total a esta proposta diferente. Sempre preocupados com a qualidade, até hoje se dedicam constantemente, chegando na escola antes da 7 horas e saindo no mínimo às 18horas30min. Também nunca se preocuparam em computar horas aos sábados comprando produtos orgânicos para livrar as crianças dos excesso de agrotóxicos presentes nos alimentos convencionais.

 

Também nunca houve a intenção de encher salas de aula para aumentar a arrecadação.Sempre foi consenso a preferência por um número menor de crianças para maior conforto e melhores resultados. A preocupação destes entusiastas da boa educação sempre foi com a qualidade. A equipe sempre se dedicou de segunda a sexta e as manhãs de sábados a esta escola. E muitas vezes, mesmo nos domingos e feriados, estão molhando as plantas para manter o ambiente verde para nossas crianças.

 

Dedicação e resultados

 

Toda a equipe assegura que não há carga horária mais significativa de aprendizagem e desenvolvimento de competências que a da nossa escola. A Sempre-Viva não é um depósito de crianças e sim um espaço de múltiplas atividades que fazem com que nossos professores mereçam folgar para descanso com período de férias integral (todo mês de julho) mas também seja mantido a capacitação em serviço que acontece todo ano logo após o feriado dos festejos juninos. Os resultados oferecidos às crianças não acontecem por acaso. É fruto de muito empenho em fazer o melhor. Preferimos a colaboração, o conteúdo e a qualidade e os pais e funcionários estão alinhados com estes pensamentos.

 

Não há a prática de contar o tempo que ficamos com as crianças. Apenas em um dia do semi-integral as crianças passam 10 horas na escola. Multiplicando por 3 (seg, qua, sex) e acrescentando mais 8 horas referentes a terça e quinta são 38 horas!!! Acreditamos que mais do que isso é abusivo para uma criança ficar fora do seu lar, do seu refúgio, da sua privacidade, da sua segurança, da sua família.

 

Entendemos que contar o tempo é uma tarefa para o relógio e o tempo depende também do que se está fazendo com ele. É com a qualidade deste tempo que nos importamos. Como está sendo aproveitado o tempo de minha criança na escola? Se você raciocinar assim: “Quero ter muito tempo para ficar com meus filhos”, você é um pai ou uma mãe Sempre-Viva. Se pensa : “Quero que a escola tenha mais tempo para ficar com minha criança”, você realmente não é um pai ou mãe Sempre-Viva. Pelo menos ainda não.

 

Escola é ideologia e cada família deve agrupar-se a que melhor lhe convier.

 

Olga Brasil, fundadora da escola.

About the author: sempreviva