O pintor modernista Alfredo Volpi e suas obras retratando as bandeirinhas são as referências para a festa junina deste ano na escola
A alegria, o colorido e a poesia das festas populares retratadas nas telas do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi serviram de inspiração para a escola desenvolver as atividades na programação junina deste ano. Todas as turmas e também as professoras realizaram trabalhos com releituras de algumas das principais obras do artista.
É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho “Bandeiras e Mastros”. Volpi Só pintava sob a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, nunca mais usou tintas industriais. Dizia que elas criam mofo e perdem a vida com o passar do tempo.
Exemplo poético do artista
Essa cumplicidade com a arte, com a simplicidade e com os motivos populares foram o principal motivo pelo qual a escola resolveu homenagear o artista nesta época. “Em tempos como estes que estamos vivendo, com os noticiários falando e corrupção, roubos e crime, buscamos mostrar para as crianças exemplos de adultos com uma contribuição relevante para o país em outras áreas”, explica Olga Brasil, diretora da escola.
Segundo ela, mostrar para as crianças novo modelos de homens, como o artista, preocupado com a beleza, a felicidade das pessoas e em retratar o mundo que ele vive proporciona uma outra visão do mundo, mais leve e bela. “Escolhemos Volpi pela sua simplicidade e pelo potencial que ele é”, conclui Olga.
Coloridos
Na escola, as crianças realizaram trabalhos de colagem de bandeirinhas, releitura de obras do artista que retratam a cultura popular. As professoras também participaram das atividades e confeccionaram os aventais com temas abordados por Volpi.
Os as peças confeccionadas pelas crianças farão parte da decoração da festa junina da escola que acontecerá nesta quinta-feira, dia 14.
Veja mais fotos das atividades aqui.
Conheça mais sobre o artista Alfredo Volpi na Wikipédia.