Desenvolvimento Integral da Criança

As oficinas são oferecidas na escola para estimular as múltiplas inteligências, ampliar as possibilidades e visão do mundo das crianças

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Os talentos existem mas é necessário o ambiente propício para que desabrochem. Em decorrência disso, existe a necessidade por parte da escola de oferecer o maior número possível de vivências construtivas e por parte da criança de desfrutar delas durante sua formação.

Esta é a importância das oficinas. A criança descobre a si mesma quando explora as capacidades e os limites do seu corpo, tanto física como mentalmente. Uma educação centrada somente no intelecto está fadada a desenvolvê-la de forma descompassada, correndo o risco de desperdiçar muitas de suas potencialidades, num último momento levando a total ignorância da existência delas. Explorar as suas potencialidades permite que a criança ache sua área de auto-realização.

Concretamente, o ambiente que permite à criança a exploração de suas potencialidades obrigatoriamente ultrapassa a sala de aula no sentido convencional como a conhecemos. A sala de aula vira um local de levantamento de hipóteses, investigação e construção do próprio saber, utilizando a capacidade científica inerente ao cérebro da criança. Assim, todos os ambientes se tornam sala de aula.

O processo de aprender retoma seu lugar primário: a vida. No ambiente adequado, essa capacidade cresce em potencialidade. Integrando corpo e mente, temos as atividades em que a criança pode descobrir, explorar e desenvolver as suas potencialidades sensoriais e motoras. Esse ambiente é propiciado através das atividades que convencionamos chamar oficinas.

Oficinas multidisciplinares
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As oficinas são oferecidas na escola para estimular as múltiplas inteligências, ampliar as possibilidades e visão do mundo das crianças. É importante a musicalização, a meditação, os momentos de interiorização, reflexão, relaxamento, assim como o estímulo à pesquisa, à criatividade, à autonomia, à independência. Tudo isso perpassa o trabalho da escola por entendermos o papel fundamental da EMOÇÃO. As oficinas complementam este trabalho no sentido prático e objetivo de cada atividade.

O circo não é apenas uma brincadeira, mas uma oportunidade da criança superar medos, limites, adquirir domínio do seu corpo.

O judô ensina à criança a usar seu corpo com limite, usar de forma saudável a força.

A ginástica olímpica proporciona leveza e domínio do próprio corpo.

Enquanto isso, o xadrez educa a mente a pensar logicamente.

A natação, além de seus múltiplos benefícios à saúde, coloca a criança num estado de defesa e superação, criando nela uma sensação saudável de conquista de si mesma.

A dança, o teatro, ou o teatro-dança, mas usual no nosso trabalho, tem o objetivo primordial de resgatar nossa cultura e assim como as artes plásticas, a culinária a marcenaria, são momentos de criação que direciona a criança ao fazer coletivo respeitando as limitações e individualidades.

A robótica é um avanço da ciência e tecnologia. Esta propõe uma imersão da criança no mundo tecnológico de forma experimental, impulsionando-as a realizações concretas no âmbito da física, da matemática, das ciências de forma geral, utilizando-se ludicamente do criar.

O violino faz o contraponto com a cultura popular, levando a criança a um universo também de muita riqueza que é a música erudita.

Assim, teoria e prática andam de mãos dadas no nosso trabalho pedagógico, desenvolvendo a criança de formas múltiplas e integral.

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