Escola Sempre-Viva: uma educação centrada na ciência, na cultura e na arte.

 Nascida com o objetivo de educar com arte, a Escola Sempre-Viva passou a ser reconhecida como escola que aposta na formação ética e estética das crianças, sem desconsiderar seu potencial cognitivo.

Com uma educação centrada na ciência, na cultura e na arte, a escola busca formar suas crianças para saber respeitar, amar e viver em sociedade.

Com uma metodologia que prioriza a experiência, a pesquisa e a descoberta, aliada a atividades dirigidas à emoção, cognição e criatividade, a escola visa educar uma criança feliz, juntar a cabeça e o coração para a formação de um ser capaz de dialogar e respeitar o outro, a natureza e a vida.

Aprender dentro da vida leva a criança a experimentar o conhecimento, levantar hipóteses, sem medo de fazer suas descobertas. A Pedagogia de Projetos permite trazer à sala de aula as importantes contribuições de grandes educadores, permitindo à criança participar ativamente do processo educacional, privilegiando a autoconquista nas experiências vivenciadas por elas.

O direito de ir e vir dentro do espaço escolar, o colocar os pés em contato com o chão, aliados às atividades dirigidas, que extrapolam a sala de aula, acontecendo no jardim, no pátio, nas oficinas e nas ações fora da escola, garantem uma atmosfera de liberdade e satisfação em aprender com a Escola Sempre-Viva.

Prazer e bem-estar para as crianças também são fornecidos pela exuberância da natureza que cerca as salas de aula abertas para o verde e para o convívio saudável, com turmas compostas por um número reduzido de alunos, de forma a permitir uma atenção personalizada e um contato mais pessoal com os pais ou responsáveis.

Um dos pilares da proposta educacional da Escola Sempre-Viva é habituar as crianças a uma alimentação mais natural, abolir o gosto por enlatados com alto teor de açúcar, corantes e conservantes, enfatizar hábitos alimentares sadios com o consumo diário de frutas, legumes da estação e cereais. Dessa forma, o lanche acontece de forma coletiva, favorecendo a socialização, a autonomia e a consciência do valor nutritivo de cada alimento para a saúde, o crescimento e a aprendizagem das crianças.

Um currículo bem diversificado que contempla nos turnos da manhã e da tarde, cargas horárias de 20 horas ou 32 horas, além de várias oficinas, visa auxiliar o desenvolvimento das habilidades das crianças.

Uma escola que faz a diferença, que respeita e acredita na infância, plantando boas sementes para um futuro brilhante, valorizando a felicidade que faz dos pequenos momentos vividos juntos em família, em casa ou na escola, grandes trampolins para uma vida mais centrada e mais comprometida com o Ser.

(Artigo originalmente publicado no jornal Contraponto, em novembro de 2013)

 

About the author: sempreviva