A Sempre-Viva realizou em setembro mais duas edições das Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa. Na matemática, o foco se deu no estudo da lógica, através das artes, desafios e ciência e tecnologia. A ação integrou os alunos do 1º ao 5º Ano. Com atenção e entusiasmo, as crianças se envolveram nas atividades que aconteceram de forma inovadora, proporcionando a experimentação de vários métodos em direferentes salas através de um sistema de rodízio.
Nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, tudo partiu do princípio da cooperação. Os alunos de diferentes séries se integraram em atividades que promoveram o desenvolvimento da percepção, concentração e destreza no uso da língua portuguesa através da produção textual. Atividades como o ditado musical, quebra-cabeça de frases, entre outras, foram adaptadas com graus de dificuldades diferenciados adequados ao nível de cada grupo.
Os professores reconhecem os avanços dos alunos depois das Olimpíadas. “É importante a integração dos alunos das turmas do E. Fundamental com a Educação Infantil, principalmente desenvolvendo nos primeiros mais solidariedade deles para com os outros, ajudando-os a realizar as tarefas”, comenta a professora do 5º Ano, Rosália Meira. Outro ponto destacado pela professora é a avaliação. “Durante as atividades vamos avaliando como os conteúdos estão sedimentados nos alunos, vemos como eles ainda não esqueceram assuntos estudados no início do ano. Isso é muito bom.” Ponto positivo para as olimpíadas, considerada sempre muito rica porque atrai as crianças para as atividades de forma lúdica e prazerosa.