“ A expressão é indispensável à criança e todo entrave a sua manifestação é um atentado a saúde e um prejuízo ao desenvolvimento normal.”
(Arno Stern )
A Feira do Conhecimento 2013, realizada no dia 31 de outubro, foi valiosa principalmente por podermos avaliar a escola como geradora de ambiente educador. Para as crianças, construir a feira e expor seus conhecimentos para as outras exigiu delas próprias, além da criatividade, autoconfiança e gosto em buscar e passar à frente o conhecimento por prazer. Do maternal ao 5º Ano, o critério foi o mesmo: o conhecimento colocado nas mãos das crianças em forma de tema a ser pesquisado, experimentado e socializado.
O respeito pelo trabalho do outro, a arte de saber escutar e a experiência em sentir que feira de conhecimento pede silêncio, é uma feira de SENTIR / PENSAR / ABSORVER muitos sabores que vem do outro. Foi uma exigência da escola para com as crianças e percebemos que elas responderam com seriedade. Para a equipe pedagógica o mais significativo trabalho foi acompanhar o passo-a-passo das crianças sem levá-las a queimar etapas, mas permitir-lhes fazer suas interferências no conhecimento, atuar simbolicamente e fazer escolhas e experiências pessoais obedecendo motivações internas e externas, construindo assim sua relação com a natureza, a sociedade e com sua própria construção de aprendizagem.
Toda Educação Infantil, do Maternal ao Jardim II, trabalhou em cima dos SENTIDOS. Cada sala com um tema diferente.
A construção literária do mundo de Chapeuzinho Vermelho com as crianças do 1º Ano buscou incentivar a produção textual de forma prazerosa. Hábito de leitura é uma habilidade adquirida e escrever depende também deste gosto desde cedo pela literatura. Resgatar elementos da história e também seus próprios medos é levar à criança uma aquisição de leitura com significado.
No 2º Ano, a experiência de vivenciar primeiramente no próprio grupo, o conceito de rotação e translação fez a abertura de um projeto que culminou com a construção de um planetário, onde cada criança construiu seu planeta e o deu vida utilizando a magia do teatro, um conhecimento simultâneo. Este ambiente tornou-se posteriormente local favorável ao relaxamento e encantamento para outras crianças menores atraídas pela estética. O ápice da apresentação da turma se deu com a exibição de um vídeo com a sala ambientada com luz negra e as crianças utilizando óculos adaptados para 3D.
No 3º Ano, o projeto sobre Mobilidade Urbana incentivou cada criança a cuidar da mobilidade urbana como se fosse gestora do processo. O conhecimento de tudo que diz respeito ao trânsito tornou-se objeto de pesquisa e de repasse para as outras crianças visitantes. A ludicidade com que trabalharam foi tão coerente com sua infância que até o Maternal foi atraído pelo ambiente lúdico criado,o que fez com que todas as crianças usufruíssem do conhecimento.
Na turma do 4º Ano, uám projeto histórico cultural permitiu s crianças o conhecimento de várias cidades da região do Brejo Paraibano, aprofundando suas peculiaridades climáticas justificando sua presença no projeto Caminhos do Frio da Paraíba. As crianças visitantes foram recebidas com degustação de produtos que formam a cadeia da cana-de-açúcar.
Por fim, o 5º Ano se envolveu em uma pesquisa sobre o corpo humano que permitiu a cada criança da sala se apropriar de um sistema e aprofundá-lo para o repasse às outras crianças menores em forma de aula, unindo teoria e prática. Esta atividade deu oportunidade aos menores de compreender o funcionamento dos sistemas através da sensorização dos órgãos trabalhados.
No entanto, a vedete da Feira deste ano foi a Sala das Sensações que teve o objetivo de desenvolver a sensibilidade nas crianças promovendo o contato físico pelo tato, olfato e audição, sem a interferência da visão, experimentando materiais diversos. Crianças pequenas, maiores e até alguns pais participaram da aventura.