Realizada em maio deste ano, a Festa da Família 2013 marcou o dia de maior convivência em grupo fora da escola. A proposta foi esquecer a cabeça e ir ao extremo oposto do corpo, aquela parte que não pensa, não cria, não imagina e que normalmente não se dá muita atenção: o pé. Na proposta de colocar os pés no chão, como as crianças também fazem na escola, os pais se permitiram relaxar com piquenique, um espetáculo do grupo de cultura popular Carroça de Mamulengo e de quebra cada família recebeu uma caixa com brinquedos para resgatar com as crianças o passado lúdico, sem jogos eletrônicos.
Já no Arraial Sempre-Viva – realizado em junho, comemorando as festas juninas – todos foram convidados a colocar o pé na Paraíba, trazendo as manifestações populares de nossa terra, com as comidas típicas, músicas tradicionais e de grandes artistas nordestinos dançadas pelas crianças em apresentações preparadas ao longo de todo o mês.
Essas duas festas, juntamente com o Espetáculo do final do ano são eventos fixos da escola que buscam a integração das famílias e toda a comunidade escolar com as temáticas trabalhadas pela escola ao longo do ano. Este ano usaremos o Teatro do SESI pala levar ao palco o espetáculo “UM CONTO-AFRO BRASILEIRO”, no dia 07 de dezembro, às 10:00h.
Teremos ainda este semestre a Feira do Conhecimento entre as crianças. A experiência nos fez restringir a presença dos adultos neste momento para que os alunos se dediquem às suas produções como pesquisadores. Anos atrás, quando os pais vinham à feira, o foco deixava de ser o conhecimento em si, a plateia de adultos “perturbava” o nascer destes pequenos cientistas, mesmo sendo composta por seus pais, parentes e amigos.