Cantinho da Fantasia

            Mais um lugar de pura liberdade para a brincadeira surge na Escola Sempre-Viva. O Cantinho da Fantasia nasceu da necessidade de haver um espaço onde as crianças pudessem ter as fantasias mais acessíveis, de modo a poderem usar nos horários de recreio, fim das aulas e até como recurso didático a ser utilizado pelas professoras da Educação Infantil.

            Aproveitando a antiga casinha da Emília, o cantinho tem em seu acervo fantasias que foram guardadas pela escola ao longo de sua história, provenientes de figurinos de espetáculos já apresentados em anos anteriores. Outra parte do acervo é composta por fantasias de personagens dos contos de fadas já conhecidos pela maioria das crianças, aproximando-as de uma realidade presente no seu imaginário, considerada importante para o seu desenvolvimento pleno e saudável. Muito embora existam estudiosos que critiquem negativamente estes contos, é inegável a atração que tais personagens exercem sobre as crianças, especialmente as menores. Segundo Bruno Bettelheim, estes contos são importantes para a demonstração dos sentimentos infantis, sua percepção do mundo e crescimento da personalidade.

            Fantasiar-se, acrescenta Olgarina Lobo, é a possibilidade de se vestir sozinha (autonomia) e sem a preocupação com gênero, o que garante liberdade de vivenciar essa fase respeitando o poder lúdico e criativo da criança.

About the author: sempreviva