Boletim Informativo Sempre-Viva

Ano 1, nº 3

João Pessoa, novembro de 2012

Editorial

Nesta nossa edição destacamos o aniversário de 28 anos da Escola Sempre-Viva, comemorado no dia 24 de agosto. Um final de tarde musical foi escolhido para a celebração desta data para que os acordes e as experiências distintas de musicalidade aqui pudessem se encontrar entre violinos e atabaques. Celebração do velho e do novo, o neon e o monóculo representaram bem estas distintas épocas. Nos desenhos das crianças vimos o olhar singular dos lugares onde vivem: a cidade feita de verde e de mar e uma escola coberta de natureza, arte, beleza e afeto.

Quando se fala em escola, jardins, vaga-lumes, barulhinho de fonte, pássaros cantarolando, frescor das árvores não fazem parte do inventário, mas da Sempre-Viva sim. Este ambiente se completa com a boa música, a liberdade de ir e vir, o poder de criação e a alegria de expressão fazendo com que não só os adultos, mas principalmente as crianças se harmonizem. A criança é sedenta do belo e a Sempre-Viva existe para que mais tarde nenhum adulto que por esta escola tenha passado veja a vida em preto e branco, por isso ela é sempre viva em muitos corações. Temos certeza que estão bem guardadas dentro de cada criança as melodias dos momentos de Bom-dia e Boa-tarde, os acordes do piano sempre tocados por mãozinhas ávidas, nossas aulas de teatro e dança, o cheiro dos biscoitos feitos para dividir.

Ao longo destes 28 anos, quantos não passaram por aqui e aprenderam que conhecimento é conquista, não descoberta! Quantos também não deixaram de acreditar e lá na frente a vida mostrou-os e tiveram a humildade de procurar-nos reconhecendo o valor deste trabalho de formiguinha que é feito aqui. Temos a plena convicção de que escola existe para desenvolver potencialidades e a maior destas é o ser humano, isto inclui sensibilidade, inteligência, capacidade motora, discernimento. O ambiente de medo e repressão fabrica o mal. A criança desenvolve manias, frustrações. O que leva de bagagem para a vida uma criança que “gastou” sua infância num ambiente hostil, competitivo, anti-vida? Apenas 10 anos de nossa vida são infância. Garantir-los felizes, harmoniosos, infantis tem sido o nosso compromisso.

About the author: sempreviva