PROFESSORES REFLETEM SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE NA OBRA DE FRANS KRAJCBERG

A equipe de profissionais da Sempre-Viva também teve a sua chance de refletir sobre Natureza e Sociedade através da visita à exposição de Frans Krajcberg. Segundo a coordenação pedagógica da escola, Natureza Extrema é um importante ponto de partida para que cada professor amplie sua percepção e sua abertura humana para perceber que “a natureza é a medida de sua consciência e de sua sensibilidade”.

A atividade levou cada professor a perceber que também pode estimular seus alunos a saírem em defesa de uma consciência planetária. Para Olga Brasil, organizadora da visita, a equipe precisa desse estímulo para que reflitam e ensinem seus alunos a refletirem também. “Nós, homens, estamos assinando a destruição da natureza como se assina uma folha em branco quando não procuramos esbarrar o desmatamento, a matança de animais, a produção excessiva de lixo proveniente do nosso próprio consumismo”, diz.

Durante a visita, os professores assistiram o documentário O poeta dos Vestígios, que retrata a vida e obra de Krajcberg. Depois ficaram cinco minutos em silêncio para então debaterem sobre a provocação de Krajcberg: “porque o homem destrói as riquezas naturais quando ele sabe que o planeta se consome e que sem elas sua própria vida será impossível?” Além desse questionamento, tem a questão a ser refletida: “como este dia iria influenciar na prática pedagógica deles de agora em diante?”.

About the author: sempreviva