OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA DA SEMPRE-VIVA

Abertas oficialmente em agosto, as Olimpíadas de Matemática 2012 da escola Sempre-Viva está em sua segunda versão, desta vez incluindo os Jogos Matemáticos como estratégia lúdica em que se busca mudar a ideia de que a matemática é para poucos e mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la. A atividade envolve os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Nos jogos matemáticos se busca novas maneiras e tendências de se ensinar, de forma que facilite o entendimento do aluno, unindo atividades lúdicas pesquisadas e desenvolvidas que apresentam simplicidade na aplicação.

A Olimpíada acontecerá mensalmente, toda última sexta-feira do mês, até o fim do ano letivo, também integrando educadores de outras disciplinas. As equipes são mistas, com alunos de salas e faixa etária variadas.

De acordo com a professora Fernanda Freire, uma das idealizadoras da atividade,  “a olimpíada está conseguindo atingir seu principal objetivo, trabalhando a interdisciplinaridade e trazendo o valor da matemática como algo prazeroso”, relata entusiasmada.  Thiago Cavalcanti, professor e também criador das olimpíadas completa: “com tanto dinamismo nas aulas, os alunos se divertem e aprendem brincando”.

Para os alunos é sempre uma aula diferente. Clara Andrade do 3º Ano comentou sobre as Olimpíadas: “amei todas as provas, é muito mais fácil aprender matemática assim, fora da sala, pois às vezes na sala tem stress. É também muito legal juntar amigos de turmas diferentes no mesmo grupo; o meu estava muito divertido”, confirmando que com os desafios e dinamismo dos jogos fica mais fácil e interessante aprender.

 

About the author: sempreviva