CIRCUITO DE MATEMÁTICA: APRENDENDO AS OPERAÇÕES DE FORMA CRIATIVA

Os alunos do 1º Ano da Sempre-Viva também vivenciaram atividades focadas em matemática de uma maneira criativa este semestre. Um circuito de matemática foi organizado com o propósito de envolver os alunos na prática de exercícios lógicos utilizando ferramentas pedagógicas alternativas como jogos e material concreto.

O circuito envolveu as turmas do 1º Ano dos dois turnos da escola e foram utilizados como recursos os jogos e materiais como: Material Dourado, Tangran, Quebra-cabeça das Operações, Jogo das Operações Matemáticas, Sementes, dentre outros. Para Juliana Maia, professora da manhã, “trabalhar com material concreto no 1º Ano é de fundamental importância para que a criança possa estabelecer relações quantitativas, resolver situações-problema, comunicar-se matematicamente e estabelecer conexões com as outras áreas de conhecimentos”, explicou.

O objetivo da atividade é fazer com que os alunos entrem em contato com esse universo da matemática de uma forma lúdica e concreta.  De acordo com a professora Rachel Domingues, “utilizar jogos que estimulam o raciocínio lógico, a sequência numérica, as operações, a memória… é muito mais gostoso aprender matemática assim”. O circuito também teve como proposta a interdisciplinaridade, pois nos desafios dados tinham atividades onde era necessário utilizar a linguagem através da produção de textual.

Segundo as professoras, o resultado do circuito foi muito interessante.  “As crianças realizaram todas as propostas/desafios de forma comprometida e empolgante, gostaram de se sentirem desafiadas e assim vão construindo conceitos matemáticos importantes para suas vidas”, avaliou Rachel.

About the author: sempreviva