Ano 1, n° 2 João Pessoa, junho de 2012
Editorial
A comunicação como tema gerador deste ano letivo nos incentiva a focar na informação útil e necessária para nossas crianças, acreditando que, por estarem em período de formação de sua personalidade, a absorção do que é bom fará um diferencial em sua vida.
Na nossa última reunião do ano passado surgiu dos pais uma proposta de trabalharmos a questão da educação alimentar desde a Educação Infantil. A escola acolheu a ideia e começamos o ano focando na pesquisa em torno da beterraba. Estudar a beterraba foi levar as crianças à pesquisa, observação e experimentação, aguçando nelas o espírito investigativo, característica essencial de mossa proposta pedagógica.
Diversidade e literatura foram os temas mais vivido durante o mês de abril, através da visita dos índios Kariri Xocó e do projeto “Abril pr’os Livros”, que proporcionou às crianças muitas atividades que envolveram o contato com os livros de forma lúdica.
Brincadeiras de feirinha de livros, a “Árvore do Livro”, aulas passeio em bibliotecas e livrarias, divertiram os alunos da Educação Infantil. Já para os alunos do Ensino Fundamental, a “Hora do Conto” foi um momento mágico no qual eles se transformaram em contadores de história para as crianças menores, revelando muito mais do que leitores mas também mediadores de leitura. Algumas destas atividades continuaram nos meses de maio e junho.
Celebrando o centenário de Luiz Gonzaga, escolhido como o grande homenageado dos festejos juninos, a escola promoveu uma vista ao Museu Fonográfico do Rei do Baião, na cidade de Campina Grande, da qual os alunos do Ensino Fundamental trouxeram na bagagem muito mais vontade de mergulhar na riqueza da nossa cultura popular.
Boa leitura!