Universo Feminino

Mais que uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o projeto Universo Feminino foi uma experiência marcante na Sempre-Viva durante o mês de março. O objetivo do projeto foi estimular as crianças desde a primeira infância a terem um olhar diferenciado para a questão de gênero, através de relações de mais amor e maior cumplicidade.

No maternal, as atividades enfocaram a identidade, trazendo para o painel da sala as figuras femininas mais fortes da família de cada criança. Esse trabalho ajudou-as a conhecerem as mães umas das outras, gerando familiaridade entre elas. No ensino fundamental, a “Roda de Conversa: Mulheres que Assumem Papéis Importantes no Tecido Social” oportunizou aos alunos conhecerem um pouco sobre a história de quatro mulheres que fazem parte da família Sempre-Viva, protagonistas dentro da sociedade, que desenvolvem atividades nos ramos de Educação, Saúde, Direito, Esporte e Empresa fazendo a diferença. Mulheres como Djanete Menezes – primeira judoca da Paraíba e vice-presidente da Federação Brasileira de Judô –, Yara Matos – vice-reitora da UFPB –, Ângela C. Lobo – juíza de Direito –, Socorro Sousa – médica pediatra e homeopata – e Thaís Martins – empresária –, compartilharam suas experiências com os alunos, que aproveitaram a ocasião para fazerem perguntas sobre suas vidas profissionais.

Finalmente, no Dia Internacional da Mulher – 8 de março – um Brechó foi realizado na Cabana da escola. Além de ter proporcionado um gostoso corpo-a-corpo com a comunidade adulta e de mostrar as nossas crianças que devemos circular nossos objetos em desuso, o Brechó nos fez descobrir a alegria do brincar da criança que cada um de nós tem dentro de si. A receptividade foi tanta que a escola se programa para realizar uma segunda edição do evento em maio como uma das atrações da Festa da Família.

About the author: sempreviva